Alunos da E. E. Profª Élide Apparecida Carlos visitaram o aterro sanitário de Urânia – Prefeitura Municipal de Urânia

Na manhã da última terça-feira (26) alunos dos 4ª anos A e B, da Escola Estadual Profª Élide Apparecida Carlos, visitaram o aterro sanitário de Urânia.

Eles estiveram acompanhados das professoras Luciana Cristina Jorge Ferrari e Irene Ferreira dos Santos, da coordenadora pedagógica Lucinei Polarini, e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Chapichi.
De acordo com as educadoras, o objetivo da visita foi ampliar os conhecimentos e sanar dúvidas dos alunos sobre a “Produção e o Destino do Lixo”, temática estudada em sala de aula do material “Ler e Escrever”. O projeto proporcionou não só a leitura como a escrita e a ampliação de conhecimentos sobre o lixo.

Como o tema lixo foi abordado em sala de aula pelas professoras, os alunos tiraram algumas dúvidas com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Chapichi, e também esbanjaram conhecimento sobre o assunto, como por exemplo, sobre os variados tipos de lixos existentes, doméstico, orgânico, hospitalar, eletrônico, nuclear, espacial, industrial, entre outros, e como devem ser descartados.

Além de produtiva, a visita foi bastante informativa. O secretário comunicou aos estudantes que será implantado o projeto da coleta seletiva no município e a coleta do lixo na zona rural. Segundo ele, a parceria com as escolas será fundamental na divulgação e conscientização dos moradores do município.

Outra questão abordada foi sobre a operação do aterro sanitário de Urânia, que estava operando de forma irregular nos últimos anos por funcionar com a capacidade acima da capacidade e a céu aberto. Segundo Anderson, o problema foi resolvido junto à CETESB depois que a Prefeitura Municipal adquiriu, no início de 2017, uma nova área para o depósito do lixo, onde funciona o atual aterro sanitário.

Ao perceber a reação dos alunos durante a visita, ficou a certeza que cada um saiu com uma mentalidade totalmente diferente de antes em relação aos resíduos. Pode-se afirmar que o estudo sobre o lixo e a visita ao aterro promoveram uma verdadeira sensibilização para os cuidados com o meio ambiente, no sentido de reduzir a produção de lixo e no cuidado com o destino que é dado a esses resíduos.