Vice-Prefeito

JOÃO JOVINO BATISTA, “JOÃO PEGA LEBRE”

João Jovino Batista, mais conhecido como “João Pega Lebre”, eleito a vice-prefeito de Urânia, pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) também desenvolve papel importante ao lado do prefeito: auxilia na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.

Ele nasceu em Caetité, na Bahia, em 1966. Filho de lavradores, chegou a Urânia aos 10 anos de idade e trabalhou durante muito tempo na lavoura. Após esse período percorreu várias cidades trabalhando como rifeiro – vendendo rifas para os participantes que compravam números em troca de uma chance de ganhar um urso de pelúcia – atividade bastante comum na época.

Sua história política começou em 1996, quando se filiou ao PTB. No ano de 2.000 foi eleito vereador em Urânia. Em 2004 disputou novamente a uma vaga no legislativo e foi eleito o vereador mais votado do município. Em 2008 foi candidato, mas não conseguiu se eleger. Porém, no ano de 2012, voltou ao posto de vereador e, em 2016, ao lado do prefeito Márcio Arjol, consagraram-se chefes do poder executivo, sendo reeleitos em 2020.

A história do apelido “João Pega Lebre” surgiu nos tempos em que jogava futebol. O fato de ele correr bastante fez com que os amigos o batizasse com esse nome que acabou fazendo parte da sua história de vida.

João é casado, com Marli Ferreira Berceli Batista, e é pai de Alex Sandro e Alan Vitor. Homem de família, que com muito esforço e simplicidade, hoje, ocupa um importante trabalho no governo do município.