Urânia realizará primeiro programa de Turismo Rural – Prefeitura Municipal de Urânia

Urânia realizará primeiro programa de Turismo Rural

O departamento de Agronegócio e Meio Ambiente de Urânia, em parceria com o Senar/Fetaesp e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales, realizará o primeiro programa de Turismo Rural para produtores e trabalhadores rurais que desejam utilizar a propriedade rural como exploração de técnicas atrativas que promovam lazer e entretenimento a visitantes.

O curso é gratuito e será iniciado no dia 18 de fevereiro e encerrado no mês de dezembro.  Abordará conhecimentos sobre potencialidade e oportunidade de negócios turísticos no meio rural; sustentabilidade, oportunidade e desenvolvimento de produtos e negócios turísticos; prevenção de acidentes no ambiente rural; condução de turismo; hospedagem em áreas rurais e atendimento ao cliente; meios de alimentação e comercialização de produtos e negócios turísticos no meio rural.

De acordo com o diretor do Departamento de Agronegócio e Meio Ambiente, Anderson Chapichi, a característica básica da capacitação é a de agregar valor à propriedade rural e aos produtos e culturas existentes no município, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.

“Aproveitar profissionalmente a vocação turística existente em Urânia é uma nova oportunidade de ascensão na economia local e mais uma alternativa de renda para o homem do campo”, afirmou.

Em breve um novo curso será realizado, o de cultivo de orquídeas. Os interessados já podem procurar o Departamento de Agronegócio e Meio Ambiente de Urânia, localizado na margem da Rodovia Euclides da Cunha, no Parque Industrial I, para fazerem suas inscrições.

Crescimento

O Turismo Rural é uma atividade relativamente nova que vem crescendo gradativamente em todo o país. No início da década de 90, esta atividade começou a ser amplamente difundida, tendo em vista a necessidade do produtor rural em agregar valor aos seus produtos, bem como obter uma fonte de renda extra sem alterar o processo produtivo da propriedade rural.

O segmento vem crescendo rapidamente no Brasil, com características diferenciadas para cada região. Na maioria dos casos, ocorre de forma empírica, e confundido-se em múltiplas concepções, manifestações e definições, sendo denominado, também, de agroturismo, ecoturismo, turismo de interior, turismo no espaço rural, alternativo, endógeno, verde, campestre, agroecoturismo, ecoagroturismo, entre outros.

Há uma diversidade de modalidades turísticas que podem ser atendidas pelo Turismo Rural: ecoturismo, turismo de negócios e eventos, de aventura, religioso, histórico-cultural, náutico, tecnológico, de terceira idade entre outros.

O Estado de São Paulo conta com uma riquíssima gama de circuitos e roteiros à serem explorados pelo Turismo Rural. Entre eles destacam-se o Circuito das Águas, Circuito dos Bandeirantes, o Circuito das Frutas, o Circuito dos Tropeiros, o Circuito dos Sertanejos.