Urânia prepara 12ª Conferência Municipal da Assistência Social – Prefeitura Municipal de Urânia

Urânia prepara 12ª Conferência Municipal da Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social de Urânia, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social realizam no próximo dia 27 de agosto, a 12ª Conferência Municipal da Assistência Social, com o tema “Assistência Social direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Durante o encontro, serão discutidos cinco eixos principais, sendo eles, A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; Controle Social: O lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social e Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

A Conferência Municipal tem o intuito de propor diretrizes para a implantação de políticas públicas da Assistência Social do Município.

De acordo com a coordenadora do Cras Urânia, Silvana Kamimura, através desta conferência o município obtém propostas que serão levadas adiante. “Pedimos a participação da sociedade civil nas conferências, pois através das propostas acatadas em nossa localidade poderemos assim, encaminhar para a Conferência Estadual podendo chegar à Conferência Nacional, e quem sabe, vir a se tornar leis”, revelou Silvana.

Para a coordenadora Municipal da Assistência Social, Izenir Fátima de Lima Souza, mais conhecida como Zê Lima, a conferência é um momento importante para dar voz a população. “Políticas públicas se faz com união. O propósito da conferência é justamente para discutir, para construirmos juntos, caminhos e alternativas e assim promovermos direitos e melhorias nas condições de vida dos assistidos”, afirmou Zê Lima.

Segundo a secretária Municipal da Assistência Social, Jaqueline Oliveira, a Conferência Municipal da Assistência Social demarca uma inflexão na trajetória da área social no âmbito municipal. “Com este momento construímos bases necessárias à consolidação da Assistência como política pública de direito, firmando desta forma espaços de diálogos que nos possibilitam a negociação interfederativa, a participação e o controle social”, reforçou Jaqueline.

A Conferência será ministrada pela coordenadora Municipal da Assistência Social, Izenir Fátima de Lima Souza e pelo palestrante, Flávio Correia. O encontro aberto à população está previsto para sexta-feira, 27, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Urânia. Lembrando que será realizado cumprindo todos os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde, contra o novo coronavírus.