Urânia intensificará exames gratuitos de papanicolau durante o Outubro Rosa
A Secretaria de Saúde de Urânia realizará neste mês de outubro, exames de papanicolau em horários diferenciados para atender às mulheres que querem se proteger do câncer do colo de útero. Os atendimentos em horário especial serão realizados na Clínica da Mulher, no período entre os dias 13 a 16 de outubro, a partir das 16h.
De acordo com a coordenadora Municipal de Saúde, Alessandra Dias Marin, a campanha pretende, além de realizar o exame, conscientizar as mulheres sobre os perigos da doença. “Recentemente recebemos a carreta do Hospital de Amor que atendeu 924 mulheres de 40 a 69 anos com exames gratuitos de mama. Nesta campanha do Outubro Rosa iremos intensificar os atendimentos voltados ao câncer do colo de útero. No mês de setembro lançamos a campanha ‘Saúde da Mulher’ com o objetivo de alertar este grupo sobre os cuidados com a saúde feminina. Neste mês de outubro, iremos intensificar a realização de exames com um horário especial de atendimento. Nestas campanhas que realizamos, além da coleta dos exames necessários para a detecção e prevenção destas doenças, também conscientizamos as mulheres em relação ao autoexame e a importância do acompanhamento médico. É preciso que o combate ao câncer seja uma luta permanente e com acompanhamento constante”, afirmou Alessandra.
O Outubro Rosa é um movimento comemorado em todo o mundo que tem por objetivo a conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais acomete as mulheres, segundo dados internacionais. Em Urânia, um espaço dedicado as mulheres foi entregue à população em julho deste ano. A Clínica da Mulher conta com profissionais capacitados para a realização de atendimentos voltados ao público feminino.
“Ressalto que caso a mulher esteja há mais de um ano sem realizar o exame de mamografia, basta informar no momento do cadastro para que o agendamento também seja realizado”, reforçou a coordenadora de Saúde.
Para a realização dos exames é indispensável o agendamento na sede da Clínica da Mulher. Para isso, é necessário que as mulheres que já iniciaram a vida sexual procurem o local portando os documentos pessoais, como, RG, CPF e Cartão SUS, de segunda a sexta-feira, no período das 7h às 12h e das 14h às 17h.