Secretaria de Saúde de Urânia reforça informações para o controle de escorpião – Prefeitura Municipal de Urânia

Secretaria de Saúde de Urânia reforça informações para o controle de escorpião

A Prefeitura de Urânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em ação conjunta com as equipes da Vigilância Epidemiológica e do setor de Controle de Vetores, alerta a população para os cuidados, a fim de evitar a proliferação de escorpiões no município, que por serem animais peçonhentos, podem causar acidentes graves.

Como a atual estação climática é quente, favorece a reprodução de escorpiões, por isso é importante manter alguns cuidados, entre eles, limpar o quintal removendo todo o lixo, como, tábuas, pedras, tijolos, telhas e outros objetos; evitar o acúmulo de entulhos como resto de obras; limpar periodicamente ralos de banheiros, do quintal, de cozinha e caixa de gordura; manter ralos de pias e tanques sempre tampados; vedar as soleiras das portas com protetores tipo cobra ou de borracha; verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los; manter camas, berços e outros móveis afastados no mínimo 10 centímetros da parede; entre outros cuidados para manter o animal longe de casa ou do local de trabalho.

O coordenador de IEC (Informação, Educação e Comunicação), David Cesar de Freitas, destaca a importância em notificar o morador ao encontrar animais peçonhentos. “Sempre que encontrar escorpiões em seu domicílio ou local de trabalho, recolha com cuidado o animal em um frasco e comunique a equipe do Controle de Vetores Municipal. Caso o morador seja picado pelo animal é orientado que o mesmo procure imediatamente o serviço de atendimento médico, em seguida seremos informados e assim, iremos até o local para que seja realizada a busca ativa; a fim de identificar os possíveis esconderijos e criadouros do animal”, afirmou David.

A coordenadora Municipal de Saúde, Alessandra Dias Marin, faz um alerta à população quanto aos cuidados a serem tomados. “O escorpião é uma realidade hoje em nosso município e nós temos de trabalhar como um problema de saúde pública, pedimos que cada um faça a sua parte”, reforçou Alessandra.

A melhor maneira de prevenir o aparecimento do escorpião dentro de casa é realizando a limpeza de todo ambiente e colocando barreiras de proteção nos possíveis locais de entrada do animal. Quanto ao uso do controle químico, o Ministério da Saúde não indica pois cientificamente não foi definida a eficácia dos produtos químicos no controle de escorpiões como intervenção de saúde pública indicado pelos órgãos oficiais.