Secretaria de Saúde de Urânia realiza ‘Semana de Conscientização da Leishmaniose’ – Prefeitura Municipal de Urânia

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, junto a Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica de Urânia realizam nesta semana a “Campanha de Conscientização sobre a gravidade da Leishmaniose e as boas práticas ambientais para a prevenção”.

As ações alusivas a data comemorativa seguem até o próximo sábado, 14. Essa ação é uma oportunidade para a equipe disseminar as informações acerca da doença, suas formas de contaminação e prevenção.

Durante esse período a equipe do setor do Controle de Endemias conscientizará a população através de visitas, além de informações divulgadas nas redes sociais da Prefeitura Municipal e mídia local.

Para a coordenadora Municipal de Saúde, Alessandra Dias Marin, o trabalho de orientação é muito importante. “A prevenção ainda é a melhor opção, por isso estamos realizando uma ação para que as pessoas possam se atentar em caso de sintomas em humanos ou em animais e também sobre as melhores formas de evitar a contaminação”, ressaltou Alessandra.

Segundo o coordenador do IEC (Informação, Educação e Comunicação), David Cesar de Freitas, atualmente a situação da doença no município está controlada. “Mesmo com o controle da doença, estamos orientando, alertando e fiscalizando os quintais da população para que realizem com frequência a limpeza para evitar a proliferação do mosquito, transmissor da doença”, afirmou David.

Para os casos de suspeita da doença no animal é recomendado que o proprietário procure o Centro de Saúde (Postão) para agendamento do exame para diagnóstico de Leishmaniose gratuito. Nos casos suspeitos em humanos é preciso procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência assim que surgirem os sintomas.