Secretaria de Saúde de Urânia inicia Campanha Fique Sabendo 2021 no próximo sábado – Prefeitura Municipal de Urânia

A Prefeitura de Urânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nos próximos sábados do mês de novembro, a Campanha Fique Sabendo 2021, uma iniciativa da Secretaria do Estado de Saúde, que busca incentivar a população a realizar testes rápidos e gratuitos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

O objetivo da campanha é testar toda a população com 18 anos ou mais, mobilizar e sensibilizar as pessoas aos riscos dessas doenças e caso testar positivo, acompanhar todos os casos para tratamento. Além disso, a campanha tem como intuito conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e contribuir para a diminuição da transmissão.

Segundo a coordenadora Municipal de Saúde, Alessandra Dias Marin, este ano serão realizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C durante os próximos sábados de novembro. “A campanha oferecerá a testagem rápida, segura, gratuita e sigilosa nos dias 6, 13, 20 e 27 de novembro. Nossa equipe estará preparada para testar toda população”, reforçou Alessandra.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que os testes são indicados principalmente para pessoas que nunca fizeram o exame e possuem a vida sexual ativa; tem ou teve tuberculose e Hepatites; tem, teve, ou acha que teve, uma doença sexualmente transmissível (DST); compartilhou seringas e agulhas; está grávida ou pretende engravidar (durante pré-natal esses exames já são solicitados pela rede pública de saúde).

Os interessados em realizar os testes rápidos deverão ir ao Centro de Saúde (Postão) em um dos sábados de novembro, dias 6, 13, 20 ou 27, no período entre 8h e 11h. Todos os exames serão realizados de forma segura e sigilosa.