Secretaria de Saúde de Urânia ganha refrigerador científico para armazenamento de vacinas – Prefeitura Municipal de Urânia

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta semana a doação de um refrigerador científico que será utilizado no armazenamento das vacinas contra a Covid-19 na sala de Vacinação do Centro de Saúde de Urânia (Postão). A doação faz parte de uma ação realizada por parte da empresa de distribuidora de energia elétrica, a Elektro.

De acordo com a empresa, a iniciativa tem como objetivo distribuir 227 refrigeradores aos municípios que fazem parte da área de concessão da Elektro e do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).

Os refrigeradores científicos têm temperatura programável e constante entre 2°C e 8°C, além de alarmes para avisar em caso de interrupção de energia e baterias recarregáveis para suprir o frio em caso de eventual intercorrência, com autonomia de até 12 horas. As câmaras de conservação são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.

Segundo a coordenadora Municipal de Saúde, Alessandra Dias Marin, a doação veio em boa hora. “Ao entrar em contato, a empresa explicou sobre o projeto, na qual iriamos receber um refrigerador novo e em troca, teríamos de entregar equipamentos de refrigeradores e freezers antigos para a Elektro. Eles informaram que com essa troca, iriam retirar substâncias como os gases CFC (clorofluorocarboneto), que podem contribuir com o efeito estufa, e fazer o descarte correto dos equipamentos. Ao receber esta proposta, solicitei aos servidores da saúde se tinham algum equipamento antigo em casa para que fossem repassados a empresa. De imediato dois servidores se manifestaram. Aproveito para parabenizar os funcionários pela atitude e colaboração em prol da saúde do nosso município”, ressaltou Alessandra.

A câmara conservadora de imunizantes já se encontra instalada na Sala de Vacina (Postão).