SAMU comemora 10 anos de implantação em Urânia – Prefeitura Municipal de Urânia

SAMU comemora 10 anos de implantação em Urânia

A unidade da Base Descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192 de Urânia, chamada de Delta 6, comemora neste mês de setembro seu 10º aniversário de implantação no município.

Neste período, muitos desafios foram vencidos no trabalho diário na tentativa de amenizar o sofrimento e salvar vidas. De acordo com uma estimativa, cerca de 7.582 atendimentos tenham sido realizados nestes 10 anos.

O serviço foi implantado no município no ano de 2011 e desde então, a equipe se aperfeiçoa e oferece um atendimento cada vez melhor à população. Atualmente a base descentralizada atende Urânia, Aspásia, Santana da Ponte Pensa e Santa Salete e toda malha viária que cobre este território, com duas viaturas e 10 profissionais. Entre os serviços prestados estão os acidentes em geral, como traumas, animais peçonhentos, quadros clínicos, atendimentos as gestantes, pediátricos, psiquiátricos e transferências para UPA de Jales e Santa Casa de Jales.

Para a coordenadora do Samu, Maria Elisa Vomieiro Trevizan, o serviço prestado pela unidade é essencial no socorro de vítimas acometidas. “Contamos com profissionais treinados e capacitados. São profissionais anônimos que trabalham arduamente na tentativa de salvar vidas. Urânia é uma cidade privilegiada por contar com esta equipe há 10 anos. Trabalho com o grupo desde a implantação do SAMU no município e são muitas as lembranças, inclusive com finais felizes, que nos traz satisfação pelo trabalho que desempenhamos”, destacou Elisa.

O serviço do SAMU em Urânia é um importante instrumento para a rede pública de saúde, uma vez que as equipes têm agilidade e eficiência no atendimento de situações graves. No entanto, este trabalho pode ser prejudicado, caso o principal canal de acionamento das equipes, o telefone 192, seja utilizado de maneira incorreta ou criminosa. Passar trotes para o SAMU é crime, previsto no artigo 30 do Código Penal Brasileiro, com pena de detenção e multa. Além de atrapalhar o trabalho dos socorristas que, muitas vezes, se deslocam para atender um falso chamado, a ação atrasa o atendimento a um paciente que realmente aguarda por socorro, o que pode ser fatal.

“Pedimos para que a população colabore com o SAMU e acione apenas em caso de necessidade. Estaremos sempre prontos para atender a população uraniense e região com todo carinho e profissionalismo”, finalizou Elisa.