Programa ‘Vizinhança Solidária Rural’ será implantado em Urânia – Prefeitura Municipal de Urânia

Programa ‘Vizinhança Solidária Rural’ será implantado em Urânia

A Prefeitura de Urânia, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, junto a Polícia Militar realizou na noite da última quinta-feira, 21, na sede da Câmara Municipal, uma reunião com proprietários rurais de Urânia para comunicar a implantação de um projeto de segurança pública destinado a área rural pertencente ao município.O programa “Vizinhança Solidária Rural”, tem como objetivo auxiliar na redução da criminalidade por meio de parcerias comunitárias, sendo esta, entre vizinhos de propriedades e profissionais de segurança pública. Em Urânia, o trabalho terá início imediato, com a criação de um grupo de WhatsApp, com membros da comunidade rural e policiais militares, onde serão apresentadas importantes dicas de prevenção primária de segurança.Durante o encontro, o sargento da PM, Anderson Luiz dos Santos, explicou aos presentes sobre o programa que busca a redução da criminalidade na zona rural. “O trabalho exige a atuação constante entre os participantes do grupo. Qualquer movimentação suspeita numa estrada ou propriedade, por exemplo, os participantes se comunicam e acionam a Polícia Militar e assim, a viatura mais próxima será direcionada para o local, atuando na prevenção de possíveis crimes. Embora o programa não pressupõe nenhum atendimento diferenciado a qualquer integrante do grupo, já que toda solicitação de emergência a Polícia Militar é via ligação 190, a integração da comunidade com a Polícia Militar trará mais eficácia ao atendimento”, ressaltou o sargento.A ação é uma ferramenta que faz parte da filosofia de Polícia Comunitária, que busca estimular a mudança de comportamento da comunidade onde está sendo implantada, afim de conscientizar que a solidariedade entre vizinhos em termos de segurança tornará mais eficaz o policiamento preventivo, colaborando no combate a criminalidade e manutenção da ordem pública.Para o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Chapichi, o programa, vem em boa hora, visto que garantirá ainda mais segurança à população da zona rural. “Essa iniciativa é inédita no município e estamos otimistas para com a segurança voltada as propriedades. Para a expansão do programa, a Prefeitura de Urânia estuda a instalação de placas informativas que serão instaladas nas estradas rurais promovendo que aquela determinada região está orientada sobre a segurança integrada”, destacou Anderson.Para participar do programa “Vizinhança Solidaria Rural”, o proprietário rural deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para que seja incluído neste grupo de comunicação e assim, receber instruções de segurança na área rural. Outras informações, entre em contato pelo telefone (17) 3634-9020.