Prefeitura de Urânia disponibiliza transporte gratuito aos doadores de sangue do município – Prefeitura Municipal de Urânia

A Prefeitura Municipal de Urânia em apoio ao grupo “Irmãos de Sangue” disponibiliza por mais um ano, transporte gratuito aos doadores de sangue do município. A parceria tem como objetivo incentivar e chamar a atenção da população sobre a importância da doação de sangue.

De acordo com os coordenadores do grupo “Irmãos de Sangue” um cronograma foi montado para divulgar as viagens de doação de sangue. A primeira visita do ano está prevista para o dia 06 de março, com saída às 6h30, da Santa Casa de Misericórdia de Urânia, o destino, será o Hemocentro do Hospital de Base da cidade de São José do Rio Preto. Ainda de acordo com o grupo, outras doações estão previstas para os Hemocentros de Barretos e Fernandópolis ainda neste ano.

Para o prefeito Márcio Arjol, este é um trabalho de apoio importantíssimo. “Doar sangue é um ato de amor, ajuda efetivamente a salvar vidas”, concluiu o prefeito.
Devido a Covid-19, o grupo informa que cumpre as regras de distanciamento social, disponibiliza álcool em gel e orienta que é indispensável o uso de máscara.

Os interessados em fazer parte desta ação devem entrar em contato na Central de Agendamento de Transporte da Secretaria de Saúde que fica na sede do Centro de Saúde (Postão), ou ligar no (17) 3634 1916 e falar com a Deise.

Para doar sangue é importante:

Estar bem de saúde;
É obrigatório a apresentação de Documento Oficial com foto (RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte…);
Ter entre 16 e 69 anos (menor de idade deve estar acompanhado por responsável);
Homem deve ter mais de 50kg, podendo doar a cada 60 dias (máximo 4 vezes no período de 12 meses);
Mulher deve ter mais de 51kg, podendo doar a cada 90 dias (máximo 3 vezes no período de 12 meses);
Primeira doação deve ser antes dos 60 anos.
No dia da doação:
Estar bem de saúde, sem gripe, tosse, febre, feridas no corpo;
Evitar jejum e após o almoço, aguardar 3 horas para doar;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Caso esteja tomando medicamento, levar sempre o nome.