“O mundo mágico da literatura infantil” é tema do 3º FLIU
A Estação Ferroviária de Urânia foi cenário para mais uma edição do Festival Literário que teve como tema “O mundo mágico da literatura infantil”, um mundo de possibilidades e fantasias.
O evento, realizado pelo grêmio estudantil da E.E. Akió Satoru e por toda a equipe gestora, contou com a participação de todas as escolas do município e o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal.
Mais uma vez, o FLIU cumpriu o seu legado de levar arte, cultura e troca de conhecimento ao grande público que se encantou com as apresentações dos talentosos alunos das escolas do município, os grandes protagonistas do festival, os quais foram prestigiados por pais, professores, coordenadores, diretores, supervisores de ensino, autoridades municipais e a comunidade em geral.
O evento foi iniciado com um grande abraço em volta da figueira, a maior testemunha do FLIU. Além de homenagear grandes artistas e autores brasileiros, o festival contou com o lançamento do livro “A Janela Amarela”, da escritora uraniense Marilene Teubner. Também destacou o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, representado pelo Setembro Verde, e levou para o palco a aluna da APAE Jales, Flávia Carolina de Oliveira e seu colaborador Eferson Palácios Bersanete que abrilhantaram o FLIU com a apresentação da dança “Rise Up”, da cantora Andra Day, prestigiada também por todos os alunos e colaboradores da Apae.
O grupo de dança da melhor idade, do Fundo Social de Solidariedade, também encantou com a apresentação da coreografia “Ciclo sem fim”, do filme O Rei Leão, coordenada pela primeira-dama Andréa.
O evento reuniu ainda as dez fotos finalistas do II Concurso Fotográfico “Revela Urânia”, promovido pela Prefeitura Municipal, que foram avaliadas pela comissão avaliadora e escolhida a foto vencedora.
Participaram também o IEP-Instituto Educacional Profissionalizante de Jales, a Espaço Livraria que comercializou obras literárias e o projeto “Gelateca”, uma velha geladeira que ganhou destaque por se tornar um ponto de leitura e troca de livros. Na parte interna da estação, os visitantes puderam conferir objetos históricos que resgatam o passado município e uma exposição de telas e telhas pintadas pelos alunos da E.E. Akió Satoru.
Para fechar com chave de ouro, a equipe da TV TEM destacou o grande evento cultural no jornal Bom Dia Cidade (ao vivo direto da estação), e no Tem Notícias (1ª edição), para toda a região.
O prefeito Márcio Arjol comemorou o sucesso de mais um FLIU: “um dia muito especial dedicado à cultura para a população do município e da nossa região. Um evento que cresce a cada ano graças à união de toda a comunidade”, destacou.
A coordenadora da Escola Estadual Akió Satoru, Franciele Ferreira, com o coração cheio de gratidão também agradeceu a todos os colaboradores: “agradeço a cada um que contribuiu para o nosso sucesso, aos alunos que nos visitaram, aos alunos que criaram histórias, poesias, objetos, que proporcionaram a arte interativa, que alegraram com os jogos, que incentivaram a leitura, que cantaram, encenaram e dançaram. A todas as escolas de Urânia pela parceria maravilhosa de mais um ano, a equipe da Prefeitura e Câmara Municipal de Urânia, Sabesp, ao melhor marido do mundo que proporcionou patrocínio por meio da CR Embreagens a realização da “Gelateca”, à equipe gestora da E. E. Professor Akió Satoru por nos permitirem sonhar e realizar. Enfim, a todos que passaram pelo palco do Fliu animando e encantando, gratidão imensa a vocês”, frisou.