URÂNIA É BENEFICIADA COM PROGRAMA DO SENAR QUE RESGATA TÉCNICAS ARTESANAIS E VALORIZA A CULTURA LOCAL

A Prefeitura de Urânia, por meio da Casa da Agricultura, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Sindicato Rural de Jales, está promovendo o Programa “Bordando e Tecendo a Arte no Meio Rural”.
O treinamento, iniciado em maio e com término previsto para setembro, beneficia 15 participantes gratuitamente. Com carga horária total de 224 horas, o curso está dividido em três módulos, proporcionando capacitação prática e teórica.
Segundo Pedro Sérgio Podscan, Técnico em Agropecuária da CATI-Urânia, a atividade tem como principal objetivo resgatar técnicas tradicionais de bordado e valorizar a cultura dos enxovais de antigamente, utilizando métodos como bainhas abertas, acabamentos, ponto ajur, agrupamento de fios, transferência de riscos para tecidos e uso de papel carbono. Além do aprendizado técnico, o programa busca elevar a autoestima das participantes por meio do convívio e da troca de experiências.
Durante o curso, as alunas estão produzindo diversas peças, como jogos americanos, toalhas de lavabo, de rosto e de banho, panos de prato, entre outros produtos. Todas as peças confeccionadas serão levadas para casa pelas participantes. A capacitação está sendo conduzida pela instrutora Rosmari Zancani.
Com iniciativas como essa, Urânia reforça o compromisso com o desenvolvimento social, a valorização da cultura local e a geração de novas oportunidades para a comunidade.

