Grupo da saúde se reúne em sala de sala de leitura para falar de Alzheimer – Prefeitura Municipal de Urânia

Grupo da saúde se reúne em sala de sala de leitura para falar de Alzheimer

Grupo da saúde se reúne em sala de sala de leitura para falar de  Alzheimer

O grupo “Bem Estar”, que se reúne semanalmente no ESF Rural, juntamente com a enfermeira Silvia Germano e profissionais de saúde, participaram de uma atividade diferente e bastante inspiradora, na Sala de Leitura da E.E. Akió Satoru, na tarde da última terça-feira (26).

O encontro não poderia ter acontecido em ambiente melhor para tratar de um assunto que acomete grande parte da população a partir dos 65 anos, o Alzheimer, o qual pode ser evitado ou retardado com a prática de atividades intelectuais como a leitura e a escrita.

A reunião contou com a participação de alunas apaixonadas por leitura e que fizeram dela um hábito prazeroso.  Elas não só leram algumas histórias e poemas como também compartilharam relatos de superação através da leitura e da escrita, como o caso da aluna Claudiani de Oliveira, que aos 17 anos já se tornou integrante da Academia Nacional de Letras do Poetinha Brasileiro, e autora do livro Paradoxo, com 100 profundos poemas, que será lançado no dia 13 de dezembro, na E.E. Akió Satoru.

Tiveram ainda dicas de leituras e interação com as participantes não alfabetizadas que usaram a imaginação para compreender a história de um livro infantil.

O encontro também contou com as explicações técnicas da enfermeira Silvia Germano que falou sobre as fases da doença e como preveni-la com a leitura, exercícios físicos, jogos inteligentes e a participação em atividades em grupo. Hábitos de vida saudáveis que devem ser praticados ao longo da vida para evitar a chegada da doença.

Por fim, a equipe da escola colocou a biblioteca à disposição da comunidade para que todos possam ter uma boa saúde mental e para que muitos possam viajar, através da leitura, por lugares inimagináveis, como enfatizou a coordenadora pedagógica, Franciele Ferreira.

Também foi servido um delicioso café da tarde para todos os participantes.