Exames gratuitos de papanicolau serão realizados em Urânia durante a Campanha Outubro Rosa – Prefeitura Municipal de Urânia

A Secretaria de Saúde de Urânia realizará neste mês de outubro, exames de papanicolau em horários diferenciados para atender às mulheres que querem se proteger do câncer do colo de útero. Os atendimentos em horário especial serão realizados na Clínica da Mulher, no período entre os dias 17 a 20 de outubro, a partir das 17h.

De acordo com a coordenadora Municipal de Saúde, Alessandra Dias Marin, a campanha pretende, além de realizar o exame, conscientizar as mulheres sobre os perigos da doença. “Nesta campanha do Outubro Rosa iremos intensificar os atendimentos voltados ao câncer do colo de útero em horário especial. Os exames serão realizados por um profissional médico”, afirmou Alessandra.

O Outubro Rosa é um movimento comemorado em todo o mundo que tem por objetivo a conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais acomete as mulheres, segundo dados internacionais. Em Urânia, um espaço dedicado as mulheres segue atendendo à população desde julho do ano passado. A Clínica da Mulher conta com profissionais capacitados para a realização de atendimentos voltados ao público feminino.

“Ressalto que caso a mulher esteja há mais de um ano sem realizar o exame de mamografia, basta informar no momento do cadastro para que o agendamento também seja realizado”, reforçou a coordenadora de Saúde.

Para a realização dos exames é indispensável o agendamento na sede da Clínica da Mulher. Para isso, é necessário que as mulheres que já iniciaram a vida sexual procurem o local portando os documentos pessoais, como, RG, CPF e Cartão SUS, de segunda a sexta-feira, no período das 7h às 12h e das 14h às 17h.