Cras de Urânia conscientiza população sobre o enfrentamento as drogas – Prefeitura Municipal de Urânia

Cras de Urânia conscientiza população sobre o enfrentamento as drogas

A Secretaria de Assistência Social de Urânia, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) realizou na última terça-feira, 22, uma live na página do Facebook (Cras Urânia), para conscientizar a população sobre a Campanha Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas “Prevenir um ato de amor”.

A live foi mediada pela coordenadora Municipal da Assistência Social, Izenir Fátima de Lima Souza mais conhecida como Zê Lima e contou com a participação do palestrante, Manoel da Costa que explanaram sobre o enfrentamento ao vício.

Segundo a coordenadora do Cras, Silvana Kamimura o público-alvo da campanha são famílias, crianças e adolescentes. “A iniciativa tem como objetivo conscientizar os pais e responsáveis quanto ao monitoramento e supervisão parental positiva. Além de alertar quanto à prevenção ao uso de álcool, drogas lícitas e ilícitas e buscar ainda incentivar a participação da família, reafirmando a responsabilidade da sociedade em garantir os direitos em um todo”, afirmou Silvana.

Para a coordenadora Municipal da Assistência Social, Zê Lima durante a pandemia atividades como essa são muito significativas para todos, como uma forma fácil de levar informação através das redes sociais. “É uma maneira de trazer a população junto a rede de proteção, cada um de nós podemos ser um agente transformador, em casa, na rua, na família e assim o faça interagir com pessoas de sua convivência”, enfatizou a coordenadora Municipal da Assistência Social.

Durante o bate papo, o palestrante, Manoel da Costa ressaltou que os filhos são espelhos dos pais. “Nós somos o que comemos e fazemos, os filhos imitam os pais, desde criança busque incentivar bons comportamentos aos filhos. A realidade vivida hoje é diferente de anos atrás. O ideal é observar o comportamento dos filhos a todo momento. É necessário o envolvimento dos pais com os filhos, a conversa é o ponto chave do bom desenvolvimento da criança. Pare e analise o que acontece em sua família, ninguém cai no mundo das drogas do dia para a noite. O início do vício vem através das más companhias e consequentemente do uso do álcool”, alertou o palestrante.

A Campanha vem sendo desenvolvida nas redes sociais do Cras Urânia, nos grupos de WhatsApp do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na rádio local e através de divulgação em estabelecimentos comerciais.

A secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Oliveira reforça a importância da campanha, ao colaborar com o combate e enfrentamento do tema. “A Assistência Social do Município, ao aderir à Campanha Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas tem como foco o fortalecimento de vínculos familiares como fator protetivo ao uso de drogas. Desta forma, buscamos corroborar efetivamente no combate e enfrentamento, utilizando a informação como medida preventiva”, ressaltou Jaqueline.

Para as famílias que já possuem um integrante no mundo das drogas a orientação é buscar atendimento e acompanhamento junto as redes de serviço existentes no município, como o Cras, Órgão Gestor e Secretaria de Saúde por meio do NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família.