Cras de Urânia conscientiza população sobre o enfrentamento a não violência e abuso de crianças e adolescentes – Prefeitura Municipal de Urânia

A Assistência Social do Município, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), em parceria com o Conselho Tutelar dos municípios de Urânia e Aspásia realizaram nesta quarta-feira, 12, uma live na página do Facebook (Cras Urânia), para informar a população sobre a Campanha Faça Bonito.

A ação é realizada todo ano em alusão ao dia 18 de Maio “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

A live foi mediada pela coordenadora Municipal da Assistência Social, Izenir Fátima de Lima Souza mais conhecida como Zê Lima e contou com a participação dos membros conselheiros Tutelares, Aristides Moretti Neto mais conhecido como Netão, Andréia Viana e Rosangela Pigari, que explicaram sobre os trabalhos do conselho e a importância das denúncias no Disk 100, 190 da Polícia Militar ou através do telefone do Conselho Tutelar do município (17) 99164- 6062.

Para a coordenadora Municipal da Assistência Social, Zê Lima durante a pandemia atividades como está são muito significativas para todos, uma forma fácil de levar informação através das redes sociais. “É uma maneira de trazer a população junto a rede de proteção. Como o ícone da campanha é Faça Bonito, então vamos fazer Bonito, para nossas crianças e adolescentes. Não tenha medo, denuncie”, enfatizou a coordenadora Municipal da Assistência Social.

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Oliveira, ações como esta são de grande importância para chamar atenção da população. “Precisamos não só neste mês de maio, mas em todos os outros dias redobrar a atenção sob as crianças e adolescentes no combate à exploração e ao abuso sexual. É muito importante à divulgação do trabalho do Conselho Tutelar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, pois através dele desmistificamos a ideia errônea de que é um órgão fiscalizador e punitivo, mas sim, representantes da sociedade na proteção e garantia dos direitos contra qualquer ação ou omissão que resulte na violação ou ameaça de violação dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente”, afirmou a secretária.

De acordo com a coordenadora do Cras, Silvana Kamimura, essa campanha busca reforçar a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Por conta das medidas de isolamento social não podemos fechar os olhos, os serviços de proteção continuam funcionando, buscando assim garantir o direito de todos de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, completou Silvana.

A atividade contou ainda com o depoimento do conselheiro Tutelar, Rodrigo Mota, que enfatizou também a importância das famílias nos cuidados das crianças e dos adolescentes.