Conheça Urânia

Fundada em 1950 e com uma economia baseada principalmente na atividade agrícola, Urânia possui uma área de 209 km² e conta com uma população de 9.108 habitantes, conforme censo do IBGE.

O município é conhecido também por abrigar grandes indústrias empregadoras, como a Alpha Metalúrgica e a Móveis Fazzio, além das indústrias de carrinhos, móveis, estofados e confecções que sempre tiveram importante papel na economia local.

Na área da saúde, a cidade proporciona aos moradores vários atendimentos. Existem médicos para atender a população de forma adequada, tanto na Santa Casa como no Posto de Saúde (Postão), além de duas ESF´s (Estratégia Saúde da Família), o C.E.O. – Centro de Especialidades Odontológicas, a Clínica de Fisioterapia e Clínica da Mulher – Drª Alci Alves Kitayama.

Tratando-se de educação, o município possui seis escolas: E.E.P.S.G. “Professor Akio Satoru”, E.E.P.G. “José Teixeira do Amaral”, E.E. Professora “Elide Apparecida Carlos”, EMEIF “Pinguinho de Gente”, EMEI “Martha Laiz Ferrari Biason” e Escola Infantil Curumim – que garantem educação de qualidade aos estudantes.

Na área de lazer, a população conta com o Centro de Lazer dos Trabalhadores, Estádio de Campo de Futebol, Associação Nipo Brasileiro, Praças Públicas, Recinto de Exposições e Festas de Peão de boiadeiro, além da lagoa no recinto, a Praças dos Idosos e o Centro Comunitário.

No Turismo, o município é conhecido regionalmente pelo Turismo Rural. Proporcionando aos visitantes um roteiro rural com diversão e bem-estar nos mais variados estabelecimentos espalhados pela cidade e zona rural. Neste roteiro, se localizam as seguintes propriedades “Morangos Urânia Turismo Rural”, “Recanto das Pitayas”, “Pesk Pag Anzol De Ouro”, “Estância das Videiras”, “Orquidário Santa Rita de Cássia”, “Vale das Vitórias”, “Recanto das Uvas”, “Uvas Dorigan” e “Arte Decor – Ateliê dos Vasos”.

Para comandar a segurança no município há uma delegacia de polícia, cujo delegado é o Dr. Nilton Cangussu, e a equipe da Polícia Militar, sob o comando do sargento Itamar César de Oliveira. Já o judiciário é constituído pela juíza, Dra. Marcela Corrêa Dias de Souza, e pelo promotor Eduardo Wanssa de Carvalho.

O Legislativo é composto pela presidente Maria Ribeiro de Novaes Gregio (Maria do Boca), Célio Moreira (vice-presidente), Márcia Fatima Alves da Silva (Márcia Corti) (1º secretária), Marcos José Vituri (Marcos do Correio) (2º secretário) e os demais vereadores: David Rodrigues Meneses (David Federal), José Amauri Pinheiro da Silva, Katia Cristina Siebra (Katia Vitorelli), Marinete Munhoz Borges Saracuza e Rodrigo Luiz de Oliveira Mota.

Já o poder executivo é representado pelo prefeito Marcio Arjol Domingues e pelo vice-prefeito João Jovino Batista, conhecido como “João Pega Lebre”.