Combate à dengue durante a pandemia ajuda a diminuir criadouros do mosquito – Prefeitura Municipal de Urânia

Combate à dengue durante a pandemia ajuda a diminuir criadouros do mosquito

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando um trabalho intenso no combate ao Aedes Aegypti e de outras espécies de pernilongos que vêm incomodando a população de Urânia. Mesmo com a pandemia da Covid-19, diversas atividades de conscientização foram realizadas no município durante este mês. Alguns trabalhos como em outros setores tiveram que ser reformulados e as tradicionais visitas presenciais diminuídas.

Neste período o setor de Controle de Vetores aderiu a uma mobilização, sendo o arrastão de conscientização, que os agentes de Saúde e de Endemias realizaram o trabalho de panfletagem de casa em casa e disponibilizaram cartazes com orientações nos estabelecimentos comerciais, além disso, também foram divulgadas alertas nas redes sociais da Prefeitura e carro de som nas ruas.

Após este intenso trabalho foi assim realizado o Arrastão da Limpeza, que a população teve a oportunidade de descartar todo tipo de objeto ou lixo que pudesse se tornar um possível criadouro do mosquito.

Segundo o coordenador do IEC (Informação, Educação e Comunicação), David Cesar de Freitas, o trabalho de pulverização na cidade toda também está sendo realizado. “O trabalho de exterminar os pernilongos não é de responsabilidade apenas do município, mas sim de um conjunto, poder público e população. Nestas ultimas semanas, uma equipe de dedetização está realizando a pulverização, mais conhecido como Fumacê, em toda a cidade. A última ação do Fumacê está prevista para acontecer nesta quinta-feira, dia 11, a partir das 17 horas”, ressaltou.

Doença e sintomas

A Dengue é uma doença causada por um vírus transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes Aegypti. A doença pode se manifestar em duas formas, a dengue clássica e hemorrágica.

Entre os sintomas da dengue estão a febre alta com início súbito, fortes dores de cabeça e atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções cutâneas parecidas com sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza, dor no corpo, ossos e articulações.

Ao perceber alguns destes sintomas, procure ajuda médica.