Carreta do Hospital de Amor chega a Urânia – Prefeitura Municipal de Urânia

Carreta do Hospital de Amor chega a Urânia

O município de Urânia recebe a partir de hoje, segunda-feira, 19, a Unidade Móvel do Câncer de Mama do Hospital de Amor (Hospital do Câncer de Barretos) Fundação Pio XII para atendimento gratuito as pacientes cadastradas nas unidades de saúde do município para a realização de mamografia.

A carreta, que percorre o Brasil, está estacionada em frente ao Centro de Saúde (Postão) para atendimento de mulheres que fazem parte da faixa etária de 40 a 69 anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ainda há vagas disponíveis para os exames na carreta. Para o cadastro é necessário que sejam apresentados os documentos originais e cópias do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. É obrigatório que a paciente tenha entre 40 e 69 anos e que não tenha feito mamografia há menos de um ano.

O atendimento ao público feminino ocorrerá até o dia 7 de maio em horários determinados, obedecendo as seguintes datas e horários: segunda (19/04), das 13h às 19h; terça (20/04), das 9h às 15h; quinta (22/04), das 10h às 16h; sexta (23/04), das 8h às 14h; segunda (26/04), das 13h às 19h; terça (27/04), das 9h às 15h; quarta (28/04), das 8h às 19h; quinta (29/04), das 10h às 16h; sexta (30/04), das 8h às 14h; segunda (03/05), das 13h às 19h; terça (04/05), das 9h às 15h; quarta (05/05), das 8h às 19h; quinta (06/05), das 10h às 16h e sexta (07/05), das 8h às 14h.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Alessandra Dias Marin, a carreta visita o município há cada dois anos. “Em 2017 foram realizados 1.073 exames, em 2019, 1.140 exames. Para este ano a expectativa é manter esse total de exames das últimas visitas. Algumas mulheres do município já efetivaram o cadastro através dos agentes de Saúde, porém, ainda estamos com vagas disponíveis”, informou Alessandra.

Cadastro nas Unidades de Saúde

Os agendamentos para as pacientes continuam sendo realizados normalmente nas Unidades de Saúde, de segunda à sexta-feira das 7h às 17h, para os atendimentos da carreta que serão realizados de 19 de abril a 07 de maio (conforme programação definida para cada unidade de saúde).

Do mesmo modo, para o cadastro, as mulheres devem procurar os agentes de Saúde a que pertencem com as cópias dos documentos pessoais.

Mamografia

A mamografia identifica o câncer quando ainda não é palpável em um exame clínico ou através do autoexame realizado pela paciente. Descobertas precoces de cânceres mamários através da mamografia aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido.

Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e a possibilidade do tratamento do câncer mamário são muito significativos, compensando o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem durante o exame.