Campanha de Vacinação contra o Sarampo – Prefeitura Municipal de Urânia

Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Todas as crianças de 6 a 11 meses e 29 dias que ainda não foram vacinadas devem receber uma dose da vacina contra o sarampo no Centro de Saúde (Postão).
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a estratégia é proteger esse grupo que é mais vulnerável ao vírus e tem mais risco de ter complicações causadas pela doença.
Ao completar 12 meses, essas crianças devem retornar ao posto de vacinação para começar o esquema vacinal, respeitando o prazo de 30 dias entre as doses. A segunda dose deve ser aplicada aos 15 meses. O Calendário Nacional de Vacinação oferta a proteção contra o sarampo. São duas doses para pessoas de 1 a 29 anos e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos. Vale lembrar que quem já está vacinado não precisa receber a vacina novamente.
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Não arrisque a sua saúde e a de quem você gosta. Se você ou alguém de sua família têm entre 12 meses e 49 anos e nunca tomaram a vacina (ou não lembram se tomaram), procurem o Centro de Saúde (Postão). Não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação para ser avaliada pelo profissional de saúde.