Borboletário Municipal de Urânia inicia fase de visitação – Prefeitura Municipal de Urânia

Borboletário Municipal de Urânia inicia fase de visitação

A Prefeitura Municipal de Urânia responsável pelo Borboletário Municipal comunica que iniciou nesta quarta-feira (7), as atividades de visitação em caráter experimental. As visitações ao Borboletário ocorrerão de forma gratuita no período de quarta-feira a domingo, sendo das 9h às 11h e das 13h às 16h, conforme agendamento pelo site: www.borboletariodeurania.com.br

O Borboletário Municipal de Urânia é o primeiro da Região Noroeste Paulista do Estado de São Paulo. O projeto surgiu em 2020, quando a arquiteta uraniense, Carolina Braga apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso ao prefeito Municipal, Márcio Arjol. Após a reunião, o prefeito junto a equipe de governo estudou a ideia e buscaram juntos outras informações para que o plano saísse do papel.

Em outubro de 2021, foi anunciada pela atual Administração Municipal a construção do Borboletário com a entrega da obra prevista para o segundo semestre de 2022. Construído anexo ao Recinto de Exposições do município em parceria com a iniciativa privada, empresa H.B Nutrição Animal, que possui responsabilidade social e ambiental, o Borboletário de Urânia, foi inaugurado no dia 3 de dezembro de 2022.

O que é o Borboletário

O Borboletário Municipal de Urânia é um tipo de zoológico exclusivo para a criação de diversas espécies de borboletas e suas fases de vida. O Borboletário conta com várias espécies de borboletas, como Ascia monuste, Caligo Illioneus, Agraulis vanillae, Heraclides anchisiades, Dryas iulia, entre outras.

O espaço serve como opção de lazer e também, para estudos e visitação técnica, onde os visitantes têm a possibilidade de conhecer sobre as fases de vida das borboletas, suas curiosidades, além de registrar belas fotos e ainda, ter contato com os insetos.

Em torno do Borboletário, o visitante tem acesso a um espaço criado para acolhimento, uma praça temática com letreiro, balanço personalizado, fonte, bela jardinagem e bancos para descanso, além de banheiros com acessibilidade. O ambiente conta ainda com uma lojinha de responsabilidade do Fundo Social de Solidariedade. Na Social Tur – A loja do Turista, o visitante encontra as mais lindas lembranças do turismo de Urânia, podendo ainda recarregar as energias na praça de alimentação localizada próximo do local, no Social Tur Container – O Pit Stop do Turista.

Agendamento e visitação

Para conhecer o local, a visitação é gratuita, porém, é necessário o agendamento prévio através do site www.borboletariodeurania.com.br

A visita é realizada com o acompanhamento de um responsável que explica sobre o funcionamento do local, as fases da vida das borboletas e a importância delas na natureza. No jardim, o visitante encontra ainda, placas detalhadas com a explicação sobre todo o ciclo de vida de cada uma das espécies de borboletas, placas de identificação das espécies de plantas que adornam o Borboletário, além de outras placas com recomendações e curiosidades.

O Borboletário de Urânia possui também um importante laboratório, conhecido como Casa de Criação. Uma bióloga é responsável por acompanhar todos os ciclos da borboleta.

Para o prefeito Municipal, Márcio Arjol o Borboletário é um atrativo consolidado que possibilitará experiências únicas aos visitantes. “Estamos felizes por mais uma obra entregue. Um espaço que garantirá lazer para a família uraniense e também para quem passar por aqui. O Borboletário servirá como opção de lazer e também para estudos e visitação técnica, onde os visitantes têm a possibilidade de conhecer sobre as fases de vida das borboletas, mais um atrativo de experiências em nosso município”, destacou o prefeito.

O responsável pelo Turismo no município, Anderson Chapichi lembra ainda que o público poderá a partir do dia 10 de dezembro conhecer o Borboletário de Urânia. “O Borboletário Municipal iniciou suas atividades em caráter experimental no dia 7 de dezembro, onde recebeu os alunos das escolas municipais. Na quinta-feira (8), devido ao Feriado Municipal, o Borboletário não estará atendendo. Na sexta-feira (9), o atendimento será realizado aos alunos do Projeto Sonho Meu e nos dias 10 e 11, portanto, sábado e domingo, o local estará recebendo os visitantes no período entre 9h às 11h e 13h às 16h. A partir do dia 14, o atendimento será apenas em formato de agendamento, através do site do Borboletário”, pontuou Anderson.

Conheça o Turismo de Urânia

Desde 2017, o município se consolidou pelo Turismo de Experiências, mais conhecido pelo Turismo Rural. Quem visita Urânia no período de alta temporada entre os meses de junho e outubro, tem a opção de vivenciar como é o dia a dia do homem do campo, colher as frutas frescas direto do pé, se encantar com o colorido das flores, experimentar os sabores da culinária, o café raiz, a experiência da pesca e agora, se encantar e aprender ainda mais sobre as fases da vida das borboletas.

O Turismo de Urânia conta com diversos atrativos cercados pela hospitalidade característica da roça que podem ser conhecidos através do roteiro turístico disponível no site da Prefeitura de Urânia.

O roteiro proporciona aos visitantes momentos agradáveis de lazer, diversão e bem-estar nos mais variados estabelecimentos espalhados pela cidade e zona rural, além do contato direto com a natureza e conhecimento sobre cada cultura. Neste roteiro, se localizam as seguintes propriedades “Morangos Urânia Turismo Rural”, “Restaurante Rural – Morangos Urânia”, “Recanto das Pitayas”, “Pesk Pag Anzol De Ouro”, “Estância das Videiras”, “Orquidário Santa Rita de Cássia”, “Vale das Vitórias”, “Recanto das Uvas”, “Pontal das Niagaras”, “Uvas Dorigan”, “Arte Decor – Ateliê dos Vasos”, “Delícias da Roça – Cantinho do Café”, “Prainha Municipal” e agora o “Borboletário Municipal”.

No Instagram siga: @borboletariodeurania