Assistência Social de Urânia realiza live sobre ‘Consciência Racial’ – Prefeitura Municipal de Urânia

Assistência Social de Urânia realiza live sobre ‘Consciência Racial’

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Urânia, realizou na última terça-feira, 23, uma live nas redes sociais da unidade com o tema “Consciência Racial”. A live foi realizada em alusão ao dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, mediada pela coordenadora Municipal da Assistência Social, Izenir Fátima de Lima Souza mais conhecida como Zê Lima e contou com a participação do palestrante, Deonel Rosa Junior, diretor-proprietário do Jornal de Jales.

Durante a live, foram abordados diversos assuntos como, o racismo estrutural, a representatividade negra, além do preconceito e da desigualdade em sua totalidade.
O palestrante, Deonel Rosa Junior, explanou durante sua fala sobre os principais aspectos históricos sobre a data. “Celebramos no último dia 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, negro pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade. Foi líder do Quilombo dos Palmares e morto em 1695 na região de Alagoas. Sua vida foi marcada pela luta contra a escravidão que terminou oficialmente 190 anos após sua morte – no dia 13 de maio de 1888 com a Lei Áurea. O Dia da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Evidenciamos ainda a importância dos avanços na luta do povo negro e as celebrações da cultura afro-brasileira”, completou Deonel.

A coordenadora Municipal da Assistência Social, Izenir Lima, acrescentou ainda que é necessário reconhecer que o racismo é um problema estrutural. “Falar de etnias é delicado, já que não vivemos a realidade, mas devemos dar passos e reconhecer que o racismo é um problema estrutural e continuamos lutando contra todo esse processo de desigualdade racial”, reforçou Zê Lima.

A equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), juntamente com a Secretaria da Assistência Social de Urânia trabalha constantemente na busca de legitimar direitos e ações em prol a sociedade, buscando a equidade social. O conteúdo exposto durante a live teve como objetivo levar todos a refletirem sobre o racismo e suas implicações.

Para a coordenadora do Cras, Silvana Kamimura, a live foi pensada e organizada com intuito de reforçar a importância da data, fazendo com que a população reflita sobre. “As lives são uma forma de semear a reflexão pública, fomentar a educação e a politização para a formação da cidadania. Entendemos que esse tema precisa ser buscado e discutido não só neste mês, mas sim, no nosso dia a dia, no nosso cotidiano, trazendo essa consciência para nossas vivências”, finalizou Silvana.