2º FLIU – Festival Literário de Urânia – Prefeitura Municipal de Urânia

2º FLIU – Festival Literário de Urânia

A Estação Ferroviária de Urânia, um dos pontos mais históricos do município, sediou nos dias 21 e 22 de setembro, a segunda edição do Festival Literário de Urânia (FLIU).

Realizado pela equipe escolar e grêmio estudantil da Escola Estadual Akió Satoru, o evento contou com o apoio de vários de segmentos da sociedade, da Prefeitura e Câmara Municipal, das escolas municipais e estaduais, do Programa Escola da Família, da ativista cultural Marilene Pacheco e da comunidade local.

A antiga figueira foi homenageada pela Prefeitura de Urânia com uma placa com o poema “A árvore, a estação e eu”, escrito pelo poeta Celso Antonio dos Santos, filho de ‘seu Santo’, quem deu vida à figueira e ex-chefe da estação.

O festival contou com várias apresentações das escolas municipais, do Projeto Sonho Meu, exposição fotográfica, sarau poético, a participação de integrantes da Orquestra Sinfônica de Jales, oficina de bonecas, shows e diálogos musicais, apresentações esportivas e do grupo da melhor idade do Fundo Social de Solidariedade, cabine literária da Escola Livre de Teatro de Jales, distribuição de mudas de árvores, teve a participação de escritores da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro (ANLPPB), e a posse da poetinha Brenda Massuia, representantes da Casa do Poeta de Jales, a participação de uma livraria que trouxe títulos variados para todos os públicos, expositores locais e a presença do IEP (Instituto Educacional Profissionalizante) de Jales representado por profissionais da saúde.

Uma grande atração foi realizada na noite de sexta feira, dia 21, na Praça Nossa Senhora de Fátima, para toda a comunidade, a apresentação do Projeto Cinema no Bairro, que exibiu o filme O Bom Dinossauro.

Durante o FLIU foram finalizados dois concursos culturais, o 1º Concurso de Poesia “Brincando com as Palavras”, realizado pela poetisa Marilene Pacheco Teubner, com a participação das escolas municipais e estaduais, e o encerramento do 1º Concurso Fotográfico “Revela Urânia”, promovido pela Prefeitura Municipal de Urânia, com a finalidade de divulgar as belezas do município, cuja ganhadora foi a participante Vanessa Dela Torre Batistela.

Na parte interna da estação, objetos antigos e as fotos dos moradores que dão nomes às ruas e avenidas do município chamaram a atenção dos visitantes. Assim como as novas instalações da Rádio Comunitária Comunicativa FM que foi reinaugurada na Estação Ferroviária, denominada agora, de “Estação Cultura”, com a presença de várias vozes que passaram ao longo dos anos pela rádio e com o show ao vivo da dupla Bruno e Ed Carlos.

O evento foi bastante elogiado pelo prefeito municipal, Márcio Arjol, pelo presidente da Câmara Municipal, Tomaz do Raio-X, e pelos vereadores Amauri Pinheiro, Silvanei César (Passarinho), Clóvis Magron e Rodrigo Mota e pela pela equipe da Diretoria de Ensino de Jales.

O encerramento também foi marcante com um grande abraço coletivo em volta da figueira com canto, gratidão e muitas vibrações positivas.