12ª Conferência Municipal da Assistência Social reforça importância das políticas socioassistenciais – Prefeitura Municipal de Urânia

A Secretaria de Assistência Social de Urânia e o Conselho Municipal de Assistência Social promoveram na sexta-feira, 27, a 12ª Conferência Municipal da Assistência Social, com o tema “Assistência Social direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

O evento foi realizado de forma presencial cumprindo todos os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde, contra o novo coronavírus, na sede da Câmara de Vereadores.

Durante o encontro estiveram presentes membros do poder público, sociedade civil, redes municipais de serviços, como, Assistência Social, Saúde e Educação, além de autoridades, como, o prefeito do município, Márcio Arjol; a presidente da casa de leis, Maria Ribeiro de Novaes Grégio; a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Natália Cristina Ribeiro Jacinto; o representante dos Conselhos Municipais do Setor de Assistência Social, o vereador Rodrigo Mota; a secretária da Assistência Social, Jaqueline de Oliveira; representando os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a psicóloga e primeira-dama, Andréa Rossini; a coordenadora da Assistência Social do Município, Izenir Fátima de Lima Souza; a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Silvana Kamimura; o palestrante, Flávio Correia e representantes dos programas sociais.

A Conferência Municipal da Assistência Social é um momento de avaliar e fortalecer as políticas públicas de Assistência Social do município, elencando prioridades e propostas para os serviços a serem executados nos próximos anos.

Além dos eixos sugeridos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), a conferência promoveu seu amplo processo de diálogo com a participação das redes de serviços local, usuários, sociedade civil e trabalhadores do Suas, enumerando as prioridades, avanços, desafios e propostas para cada ação de serviço desenvolvido.

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Natália Cristina Ribeiro Jacinto, a conferência é parte integrante do processo de participação e controle social da política de Assistência Social. “A Conferência Municipal é um momento de debater coletivamente com objetivo de avaliar a situação da Assistência Social no município”, afirmou Natália.

A coordenadora Municipal da Assistência Social, Izenir Fátima de Lima Souza, mais conhecida como Zê Lima, avaliou o encontro como de grande relevância. “É através da conferência que podemos concretizar os avanços, conquistas e criar propostas que fortaleçam as políticas públicas da Assistência Social no município. Ouvindo de perto os usuários e juntos enumerando as propostas, avanços e desafios para consolidar a Assistência Social como política pública garantidora de direitos e aprimorando suas ofertas de forma a torna-las mais condizentes com a realidade da população”, completou Zê Lima.

Em seu discurso a secretária Municipal da Assistência Social, Jaqueline de Oliveira, reforçou o trabalho e dedicação de toda equipe do Social. “Estamos em um momento delicado para a Assistência Social. Assim como a saúde, a Assistência Social também pode ser considerada linha de frente. Tenho certeza que os desafios impostos pela pandemia foram enormes, aumentando a demanda e as dificuldades de fornecer assistência básica aos uranienses. Os problemas que surgiram no último ano exigiram ainda mais, da Assistência Social, por meio de suas políticas públicas”, finalizou Jaqueline.

Ainda durante a conferência foram eleitos os delegados para representarem o município na Conferência Estadual de Assistência Social que será realizada em outubro deste ano. Jaqueline Aparecida de Oliveira e suplente, Natália Jacinto ficaram responsáveis pela cidade.